Tuesday, February 28, 2006

Read me

Para os interessados na temática (da legitimidade) dos testes em animais, aqui coloco um email, enviado pelo Director Executivo, Presidente da Direcção da Associação Nortenha de Intervenção no Mundo Animal (ANIMAL), Miguel Moutinho, que considero bastante importante.

Emhttp://www.animal.org.pt/bo/conteudos/index.php?categoria_id=118, pode encontrar mais informações acerca deste tema.
Acrescentamos também que, porforça da Directiva Cosméticos, os testes dos produtos finais de cosmética em animais são já proibidos na União Europeia. Por força desta Directiva, apartir de 2009, o teste dos ingredientes e combinações de ingredientes cosméticos em animais serão proibidos em toda a União Europeia. Entre 2009 e2013, mais uma vez por força dessa Directiva, será proibida acomercialização, na União Europeia, de produtos de fabrico exterior ao espaço comunitário que tenham sido testados - seja enquanto produtos finais ou enquanto ingredientes ou combinações de ingredientes - em animais.
Portugal transpôs esta Directiva para a legislação interna no ano passado, no seguimento de uma campanha da ANIMAL, e, em todo o espaço comunitário, é já só uma questão de tempo até que esta brutalidade contra tantos animais na indústria cosmética acabe. As empresas que ainda não se dissociaram dos testes em animais - o que ainda não fizeram mesmo depois de muitas campanhas de muitas organizações de todo o mundo - estarão obrigadas a fazê-lo muito em breve.
No mercado português, a The Body Shop e a Thalgo Cosmetics são, até agora, as únicas empresas das quais se tem certeza que não testaram os seus produtos finais em animais e que não usam ingredientes ou combinações de ingredientes testados em animais. A ANIMAL trabalhará, durante 2006, para que outras empresas se submetam a um esquema de certificação para tentarmos alargar o leque de opções para quem privilegia o consumo ético.

Aqui fica, espero que agrade à maior parte. :)